Notícias

Compartilhe:
Versão para impressão - A- - A+

Enem pode ser reduzido a um dia por causa da pandemia de covid-19

Imperatriz, Maranhão, 21 de Maio de 2020

Técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estudam reduzir o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Uma ideia, segundo apurou o Estadão, seria fazer apenas um dia de prova, em vez dos dois que acontecem normalmente. Dessa forma, o Enem teria menos questões. Hoje são 180 testes e uma redação.

O Inep anunciou nesta quarta-feira, 20, o adiamento do exame, que é o maior vestibular do País, e estava marcado para 1º e 8 de novembro. Mais de quatro milhões de estudantes já se inscreveram. O Inep, que faz parte do Ministério da Educação (MEC), não definiu ainda uma nova data. Mesmo assim, a página do Enem na internet ainda informa que não haverá adiamento.

De acordo com técnicos ouvidos pelo Estadão, os estudos estão tentando calcular quantas perguntas podem ser retiradas para que fique só um dia de prova, mas não tão longo. É importante também manter a precisão dada pelo modelo estatístico da prova, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Por ela, as perguntas são calibradas, em testes anteriores, para se saber se são fáceis, médias ou difíceis. A intenção é manter o mesmo grau de dificuldade.

Hoje, são 45 questões de cada área (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática). Uma possibilidade seria diminuir para 30 de cada, o que daria um total de 120 questões. Os técnicos também buscam incluir perguntas com enunciados menores para que a prova possa ser feita mais rapidamente.

As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

 

Fonte: Estadão

Categoria: ENEM

PARTICIPE: MANDE SEU ALÔ
captcha
CONECTE-SE COM A FM TERRA
  • FM Terra no Facebook!
  • Siga-nos no Twitter!
  • Nosso canal no YouTube!
COMPARTILHE
AddThis