Notícias

Compartilhe:
Versão para impressão - A- - A+

Imposto de Renda 2021: como preencher a declaração; entrega começa em 1º de março

Imperatriz, Maranhão, 28 de Fevereiro de 2021

O programa para preencher a declaração do Imposto de Renda 2021, do ano-base 2020, já está disponível no site da Receita Federal. A entrega da declaração começa nesta segunda, dia 1º de março, às 8h, e vai até o dia 30 de abril, às 23h59.

A Receita já divulgou as regras para declaração do IR Pessoa Física. Neste ano, não houve reajuste na tabela e os valores são os mesmos do ano passado. As restituições começam a ser pagas em maio.

A grande novidade neste ano está relacionada ao auxílio emergencial, que foi criado ano passado para conter os impactos da pandemia. Quem ganhou mais de R$ 22.847,76 de outras fontes em 2020 e também recebeu o auxílio emergencial, precisa declarar e devolver o que lhe foi passado pelo governo.

Caso tenha recebido menos que isso, não é necessário declarar.

Para o preenchimento do formulário e o envio da declaração continuam as opções por meio do serviço "Meu Imposto de Renda", disponível para tablets e smartphones, em iOS e Android, ou por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), on-line (com certificado digital), na página da Receita.

Se a declaração do IR for pelo smartphone, tem que aguardar a liberação do aplicativo "Meu Imposto de Renda" na App Store (iOS) ou na Google Play Store (Android).

É importante ficar atento aos detalhes, especialmente à declaração de dependentes, aluguel e despesas médicas, que costumam ser as principais dúvidas. A dica é organizar os documentos antes de começar a preencher.

Entre a papelada que será necessária, estão os rendimentos, como informe salarial, demonstrativo de banco e comprovante de outras rendas, CPF dos dependentes, bens, dívidas e ônus, pagamentos e renda variável.

 

Fonte: O Globo

Fonte: O Globo

Categoria: ECONOMIA

PARTICIPE: MANDE SEU ALÔ
captcha
CONECTE-SE COM A FM TERRA
  • FM Terra no Facebook!
  • Siga-nos no Twitter!
  • Nosso canal no YouTube!
COMPARTILHE
AddThis