A região Nordeste foi a região que concentrou o maior número de redações nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Ao todo, 25 dos 60 estudantes que tiraram a nota máxima em todo o país são de estados nordestinos.
Somando a região com o Norte do país, com cinco estudantes, ambas têm metade dos estudantes nota 1000 na prova aplicada no ano passado.
No Piauí, estão seis estudantes. O estado, junto com Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul – cada um também com seis estudantes nota 1000 –, só é superado pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, cada um com sete estudantes.
O número de estudantes nota 1000 mais que triplicou entre o Enem 2022 e a edição do ano passado. Na primeira, foram 18 candidatos com a nota máxima, no Enem 2023, total de 60.
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nessa terça-feira (16) mostram também que do total de 60, apenas quatro candidatos são oriundos da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame nacional são da rede pública.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Alexandre Campbell