Celular Seguro começa a emitir alerta de bloqueio de aparelhos

A partir de agora, quem ativar um celular com alerta de bloqueio emitido pelo programa Celular Seguro receberá uma notificação informando que o aparelho é roubado, furtado ou perdido. Essa mensagem será enviada pelo WhatsApp assim que um novo chip for inserido no celular com restrição, por meio dos números oficiais do Ministério da Justiça: 2025-3003 ou 2025-3000. O alerta orienta o usuário a acessar o site do programa para saber como agir.

A pessoa que receber esse aviso deve procurar uma delegacia da Polícia Civil, apresentar a nota fiscal e comprovar que é a legítima dona do aparelho. Caso não tenha como provar a propriedade, será necessário devolver o celular. A vítima do roubo ou furto deve acionar o Modo Recuperação na ferramenta Celular Seguro para solicitar o bloqueio e ativar a restrição.

Com essa medida, o Ministério da Justiça busca devolver celulares às vítimas, identificar os criminosos e combater a comercialização de aparelhos irregulares. Para evitar a compra de celulares roubados, é possível consultar o número de identificação (IMEI) do aparelho — como o chassi de um carro — acessando a opção “Celulares com Restrição” no site ou app Celular Seguro. A consulta é feita ao digitar *#06# no teclado do celular.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 Todos os direitos reservados à empresa Alltudo Propaganda