Desde 2002, foram registrados 25 atentados cometidos em instituições de ensino

O aumento de episódios de violência em creches e escolas nos últimos dias enlutou o país e deixou os brasileiros em estado de alerta. O aumento de episódios de violência em creches e escolas nos últimos dias enlutou o país e deixou os brasileiros em estado de alerta.

Diante dos casos, governos estaduais anunciaram uma série de medidas para reforçar a segurança em instituições de ensino públicas e privadas. Entre elas, o aumento do policiamento, a criação de canais de denúncias, a implementação de câmeras e detectores de metal e até mesmo a construção de escolas cívico-militares.

Na esfera federal, o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, divulgou na quinta-feira (13/4) a abertura de um edital com R$ 150 milhões para estados e municípios fortalecerem a segurança nas unidades de ensino. 

Para a professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Telma Vinha, coordenadora do grupo Ética, Democracia e Diversidade na Escola Pública, que investiga ataques extremos em escolas feitos por alunos ou ex-alunos, as iniciativas reduzem um fenômeno complexo, em uma crise de contenção, mas não focam em transformar a cultura das escolas.

Desde 2002, foram registrados 25 atentados cometidos em instituições de ensino. Desse total, 72% aconteceram de 2017 a 2023. Os dados somam informações coletadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenado por Telma Vinha, e números mapeados pelo site Metrópoles.

Fonte: Metrópoles

Foto: Rafaela Felicciano

RECENTES

  • ACIDENTE
  • BRASIL
  • CELEBRIDADES
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • CINEMA
  • CONCURSO
  • CONCURSOS
  • CORPO DE BOMBEIROS
  • CULTURA
  • DEFESA CIVIL
  • DIREITOS HUMANOS
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • ELEIÇÕES
  • ENERGIA E PETRÓLEO
  • ENTRETENIMENTO
  • ESPORTE
  • EVENTOS
  • FAMOSOS
  • FUTEBOL
  • GERAL
  • GOVERNO
  • INFRAESTRUTURA
  • INTERNACIONAL
  • JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS 2024
  • JORNALISMO
  • JUSTIÇA
  • LOTERIA
  • LUTO
  • MOBILIDADE URBANA
  • MUNDO
  • MÚSICA
  • NEGÓCIOS
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • POLÍTICA PÚBLICA
  • POLÍTICAS PÚBLICAS
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE
  • SAÚDE PÚBLICA
  • SEGURANÇA
  • Sem categoria
  • SERVIÇO
  • TECNOLOGIA
  • TELEVISÃO
  • TEMPORAL
  • TRAGÉDIA
  • TRÂNSITO
  • TRANSPORTE

© 2023 Todos os direitos reservados à empresa Alltudo Propaganda