Morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, no Uruguai, o ex-presidente José “Pepe” Mujica, um dos maiores ícones da esquerda latino-americana. A informação foi confirmada pelo atual presidente do país, Yamandú Orsi, que prestou homenagem emocionada nas redes sociais. Mujica, que presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015, era conhecido por seu estilo de vida simples, seu discurso humanista e pela forte atuação política em defesa da justiça social e da integração regional.
Pepe Mujica lutava contra um câncer no esôfago desde abril de 2023, quando revelou publicamente o diagnóstico. O tumor se espalhou para outras partes do corpo, e o ex-presidente passou a receber cuidados paliativos em sua chácara nos arredores de Montevidéu, onde vivia com a esposa e também ex-senadora, Lucía Topolansky. Devido ao agravamento da doença, não compareceu às eleições regionais realizadas no último domingo (11).
Reconhecido mundialmente como o “presidente mais pobre do mundo”, Mujica abriu mão de privilégios do cargo, dirigia um fusca antigo e doava parte de seu salário para projetos sociais. Em seus últimos anos, manteve uma postura crítica e reflexiva sobre a política. “Me dediquei a mudar o mundo e não mudei nada, mas me diverti”, disse em entrevista recente ao jornal espanhol El País, resumindo com humildade a trajetória de uma vida dedicada às causas populares.
Fonte: Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil